Voltando a década de 60’s, a música “I Heard it Through the Grapevine” foi um enorme sucesso, que ficou famoso pelo cantor Marvin Gaye. Mesmo ele não estando mais entre nós, os boatos aos quais ele se referiu continuam bem vivos e a frase tornou-se uma metáfora de como as notícias viajam.
No ambiente de um projeto, a circulação de informação não oficial e rumores são tão suficientes que fazem a sua cabeça girar. Nós desenvolvemos Planos de Comunicação oficial que detalham como as informações devem ser distribuídas, quem irá recebê-las, e quando e como elas serão entregues, mas ainda lutamos com a gestão de informação não oficial. Seguem algumas dicas para ajudar você a diminuir a confusão e gerir os canais não oficiais de forma eficaz:
Dica 1 – Tire Proveito dos Boatos
As pessoas adoram falar sobre o que está acontecendo dentro de seu ambiente de trabalho. Este canal de comunicação não oficial existe em cada organização, mas é muito mais relevante e impactante nas grandes empresas. Suponha que seu projeto é uma parte desta conversa, participe perguntando às pessoas o que elas estão ouvindo sobre seu projeto, incluindo o que a gerencia está falando. O projeto é uma coisa boa ou ruim? Os recursos estão felizes e motivados? Então, não se esqueça de adicionar os seus próprios fatos na conversa. Um pouco de informação precisa, não faz mal a ninguém.
Dica 2 – Combater Mensagens Negativas com Fatos
Às vezes a comunicação negativa fica girando e crescendo sem controle. As Informações imprecisas e a intensidade da emoção continuam a aumentar enquanto que a comunicação negativa se inflama. O melhor antídoto para combater a comunicação negativa é comunicar os fatos o mais rápido possível. Mande um comunicado cordial e preciso com um grupo de fatos relevantes para pôr todos em sincronia. Participe de reuniões para esclarecer os fatos. Converse com as pessoas individualmente. Lembre-se você deve trabalhar rapidamente para combater a comunicação negativa.
Dica 3 – Parar a Má Imprensa
A maioria da informação trocada através dos boatos é inofensiva, servindo principalmente como uma diversão interessante durante um longo dia de trabalho. As pessoas realmente não dão muita atenção a elas. No entanto, a fofoca inócua pode se transformar em calúnia nociva e maliciosa. Você precisa rastrear a origem deste tipo de informação imediatamente e fazê-la parar. Descubra o motivo da pessoa estar divulgando propaganda negativa sobre o seu projeto e lide com ela cara-a-cara.
Dica 4 – Preencher o Vácuo
Pode ser que seu projeto não esteja recebendo qualquer má imprensa, mas também pode não estar recebendo nenhuma boa imprensa. Este vácuo de comunicação poderá causar problemas futuros e deve ser gerenciado pro ativamente através do fornecimento de informações positivas e factuais sobre o seu projeto. Enviar e-mails informativos sobre o seu projeto, fazer mini apresentações nas reuniões organizacionais, e conversar e promover de maneira contínua o seu projeto. Ao fazer isso, você irá reduzir as chances de comunicações negativas ou de má imprensa.
……………….
Estes boatos existem desde que a terceira pessoa andou nesta Terra. Não há nada que você possa fazer para impedir que isso aconteça, então o inclua como parte de seu plano de comunicação (não oficial). Você irá notar uma grande diferença no zumbido sobre o seu projeto.